Desde o início do verão que a Dell anunciava à imprensa que "está a mudar" e pedia espaço em agenda para anunciar as novidades. Hoje trouxe a Portugal os responsáveis europeus pelas áreas empresariais e de consumo. Juntou-os aos responsáveis nacionais pelas mesmas áreas e contou as novidades.

Como tem feito noutros países a Dell mudou a sua forma de estar no mercado, procurando adaptar-se às transformações do mercado. A empresa que ficou conhecida pelo relacionamento directo com o cliente através de uma forte aposta no canal online tem recuado para entregar as vendas a parceiros, que organiza em diferentes níveis.

A receita visa assegurar um reforço da penetração no mercado empresarial, chegando mais perto dos clientes com uma oferta mais abrangente de produtos, mas também serve para concretizar o interesse crescente da empresa no mercado de consumo. A forma como a Dell o espera conseguir é estendendo a Portugal o programa global de parceiros, o PartnerDirect.

Com esta extensão a Portugal, que na verdade já aconteceu há alguns meses, a Dell diz estar em condições de "oferecer aos parceiros maiores opções e flexibilidade na revenda de soluções". Mais produtos e mais opções de personalização são aspectos que os responsáveis sublinham a propósito do novo modelo.

Aos parceiros a Dell também oferece programas de marketing conjuntos, vendas específicas, programas de apoio ao cliente e sistemas concebidos para registar oportunidades comerciais.

Na relação mais directa com a empresa ficam um conjunto mais restrito de parceiros certificados que serão o ponto de contacto com um universo mais abrangente de parceiros registados, explicou João Albuquerque, responsável pela área de canal em Portugal.

No consumo - que ao longo do último ano se afirmou como a "locomotiva" do mercado informático - a novidade mais relevante será provavelmente o maior esforço para assegurar uma presença no retalho. Em Portugal Optimus, Vodafone e MediaMarkt são alguns aos resultados desse esforço, que começou na Europa há cerca de dois anos. Será através deste canal que dentro de algum tempo chegam a Portugal algumas das linhas mais "quentes" da fabricante no momento, como a Studio XPS e a Alienware.
Ao nível dos distribuidores a empresa também já fechou acordo com a DLI e está a finalizar negociações com a JP Sá Couto.

A nível global a Dell conta actualmente com 50 mil parceiros em 148 países. Laurent Binetti, director-geral da Dell para a Europa emergente, explicou em conferência de imprensa que a nível global a empresa já faz 20 por cento do seu negócio através do canal. Em Portugal, confirmou João Albuquerque, a percentagem é significativamente maior. A quase totalidade do negócio da empresa é aliás já realizado por esta via.

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