Embora muitos não encarem como dependência a utilização excessiva da Internet uma análise a estilos comportamentais efectuada por uma especialista no tratamento de pacientes com obsessão por computadores, directora do Programa de Enfermagem da Universidade La Salle, nos Estados Unidos, revelou que a vida deste tipo de utilizadores e das suas famílias é severamente prejudicada pelos comportamentos resultantes da dependência do mundo virtual.




De acordo com a investigadora, citada pela Reuters , a utilização excessiva da Internet pode levar ao isolamento dos utilizadores que colocam esta tarefa no topo das suas prioridades, podendo isso muitas vezes resultar na falta de descanso e problemas de saúde associados, o que acaba por levar a uma “negligência da vida pessoal dos utilizadores”.




Apoiada por outros estudos relativos a dependências causadas pelo uso dos computadores, Diane Wieland, autora do estudo, revela que apesar de ser ainda impossível calcular o número de indivíduos com dependência pela Internet, tudo leva a crer que “entre 5 a 10 por cento do total de utilizadores da Web venham a sofrer de algum tipo de experiência obsessiva”.




Os resultados do estudo, em realização desde 1997, procuram traçar um perfil relativamente às dependências causadas pela Web e foram publicados na revista Perspectives in Psychiatric Care. No referido artigo, Diane Wieland, a investigadora responsável afirma que a Internet tem mudado a forma como as relações pessoais se desenrolam, podendo até ajudar no estabelecimento de contactos pessoais, apesar de muitas vezes o mundo virtual “levar ao surgimento de contactos superficiais e de falsa intimidade [...] que se podem desenvolver com elevada frequência”.




Esta é uma dependência que abrange homens e mulheres, embora o sexo masculino esteja mais empenhado na busca de informações, jogos e ao cibersexo. Por outro lado, o sexo feminino “usa a Internet como um apoio para a amizade, romance ou como um meio para reclamar dos seus parceiros”, diz o artigo.




Diane Wieland afirma ainda que esta obsessão é muitas vezes a causa de rupturas entre casais, já que os pacientes “tendem a formar um triângulo", ao deixar interferir a sua dependência na relação pessoal, afastando-se emocionalmente.





Notícias Relacionadas:


2006-05-09- Número de utilizadores de Internet chega aos 694 milhões

2006-04-17- Internet duplicou número de sítios em três anos