A Alibaba voltou a contabilizar vendas recorde no Dia do Solteiro na China, o maior acontecimento mundial para o comércio eletrónico. Todos os anos as contas deste hino ao consumismo se fazem a somar, mas 2021 ficará para a história do Dia do Solteiro como o primeiro ano em que o crescimento das vendas abrandou. O Dia do Solteiro, “inventado” pela Alibaba como contraponto ao Dia dos Namorados, existe desde 2009.

Os dados da Alibaba apontam para 540,3 mil milhões de yuans (74 mil milhões de euros) em encomendas, o que representa um crescimento de 8,45% face ao ano anterior. O abrandamento das vendas, que pela primeira vez na história do evento cresceram a menos de dois dígitos, está a ser encarado como um reflexo de mudança na sociedade chinesa, mas também como uma consequência do abrandamento económico do país.

Tek Single Day - China 2021 Alibaba
créditos: Alibaba

A maior plataforma de comércio eletrónico do mundo sublinha que também tentou cumprir o seu papel nesta transformação em curso. Este ano apoiou ações de caridade durante o evento e trocou o contador que acompanha ao segundo as vendas a crescerem, por campanhas que promoveram produtos sustentáveis e produzidos de forma socialmente responsável.

“Numa fase inicial do 11.11 estivemos concentrados no crescimento - da mesma forma que os pais se concentram no crescimento saudável dos seus filhos. Mas quando um filho se torna adolescente, os pais alteram o foco para poderem robustecer o seu sentido de responsabilidade e o papel que ele ou ela desempenham na sociedade. É isto que estamos a fazer agora”, explicou Chris Tung, responsável de marketing da empresa na publicação que divulga os números.

Os dados de outro gigante chinês do comércio eletrónico também já são conhecidos. Num único dia, a JD.com contabilizou vendas de 311,4 mil milhões de yuans (42,6 mil milhões de euros). O site agrega diferentes marcas e lojas e os números são globais, referentes a todas as transações suportadas. Também aqui o balanço é positivo. No ano passado a plataforma contabilizou transações no valor de 271,5 mil milhões de yuans.