Durante a sessão de abertura do Portugal Digital Week, Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI, afirmou que Portugal regista já várias conquistas na esfera digital mas são ainda muito escassas as empresas nacionais com uma presença significativa e mensurável no mundo online.

Aludindo ao estudo da Economia Digital realizado pela ACEPI, o responsável reiterou que, apesar das lacunas, Portugal já vê o digital como uma ferramenta catalisadora do crescimento, não apenas da economia nacional mas também do ecossistema empresarial.

Espera-se que até 2025, o volume de compras online no país chegue aos 9 mil milhões de euros, face aos pouco mais de 3 mil milhões registados em 2015, metade do qual foi feito além-fronteiras, ou seja, através de empresas estrangeiras.

As previsões apontam para que, dentro de menos de uma década, 90% dos portugueses utilizem internet, contra os 70% dos dias que correm. Tendo estes números em mente, as empresas portuguesas têm se adaptar à chamada “revolução digital” e tirar partido do número crescente de portugueses online.

Alexandre Nilo Fonseca referiu que Portugal conseguiu alcançar a 14ª posição do índice de desenvolvimento digital da União Europeia. A modernização dos serviços públicos, e a respectiva digitalização, foi um dos motores desta conquista.

Para que Portugal possa fortalecer-se num mundo onde a transformação digital é vigorosa e incontornável, é preciso investir nas competências, nas pessoas.

Portugal e China: uma parceria no comércio digital

O ciclo de conferências Portugal Digital Week estende-se durante toda esta semana, e será pautado pela assinatura de um Memorando de Entendimento entre a ACEPI e a sua congénere chinesa. Esta parceria, segundo o representante, visa nutrir e fortalecer os laços comerciais entre os mercados português e chinês, designadamente o que respeita ao e-commerce.

Este acordo pretende ainda fomentar a internacionalização das empresas portuguesas para a China, considerado o maior mercado de comércio electrónico a nível mundial. Além disso, atrair investimento chinês para Portugal está também a agenda deste entendimento.

O presidente da ACEPI disse que, para materializar este fortalecimento de relações, será inaugurado em Portugal um centro de competências adjudicado ao intercâmbio de experiências e valências digitais e empresariais entre profissionais chineses e portugueses.