O acesso ao email através de dispositivos sem fios está a aumentar diariamente. A Gartner indica que actualmente existem cerca de 20 milhões de utilizadores a aceder à caixa de correio electrónico através destes meios, um número que continuará a crescer até ao final da década, altura em que passarão a ser perto de 350 milhões os utilizadores a consultar o email através de telemóveis, PDAs e outros equipamentos sem fios.



A consultora frisa que 20 por cento de todas as contas de correio electrónico serão acedidas através destes terminais em 2010 e, em 2012, este tipo de acessos estará banalizado. No entender da Gartner, estas tendências serão possíveis graças ao surgimento de serviços e equipamentos que permitirão suportar os acessos de forma eficaz e segura.



Na análise, a Gartner refere que a tendência actual verificada no segmento corporativo consiste na adopção das tecnologias nascidas no âmbito do consumo, uma vez que já são muitos os executivos que podem, e poderão, aceder ao seu email profissional e a outras aplicações a partir de dispositivos pessoais. A consultora ressalva ainda que a situação inversa também já acontece, o que leva a que muitos equipamentos profissionais sejam utilizados no âmbito pessoal.



A Gartner prevê que em 2010 as soluções de "email sem fios" sejam totalmente interoperáveis, aumentando ainda mais a sua utilização. Na perspectiva da empresa, a convergência de dispositivos e soluções é a longo prazo a tendência que acompanhará a adopção do acesso sem fios ao correio electrónico.




Notícias Relacionadas:

2007-08-01 - Serviços de email utilizados por 90,4% dos internautas portugueses

2007-07-16 - Estudo diz que email tem impacto negativo na performance das organizações

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.