Mantendo a tendência de crescimento do terceiro trimestre, que havia alcançado valores recorde, o mercado dos wearables registou números impressionantes no último trimestre de 2019, tornando-o no total, o melhor ano de sempre no sector. Segundo a IDC, no quarto trimestre de 2019 foram distribuídos 118,9 milhões equipamentos, correspondendo a um crescimento de 82,3% face ao mesmo período do ano passado. Tal como o trimestre anterior, o crescimento foi alavancado pela grande procura de auriculares que já representa 55,3% de todo o mercado.

Os smartwatches também tiveram um crescimento de 15,3%, as pulseiras subiram 17,7%. No total, os equipamentos para os pulsos representam 43,8% do mercado, um valor inferior ao ano passado que representava 68,6%. Há um contraste entre a quota total do mercado que baixou, mas a categoria em si subiu 16,3% em comparação com 2018.

No total, 2019 viu um total de 336,5 milhões de wearables distribuídos a nível mundial, representando um aumento de 89% face a 2018, tendo sido colocados na rua 178 milhões de unidades. “Os auriculares foram a grande história graças à introdução de novos produtos, assim como os novos smartphones a cortarem a corda com os auriculares tradicionais, onde praticamente os utilizadores que conduzem compraram um equipamento”, destaca Ramon T. Llamas, diretor de investigação da IDC. Destaca também a boa performance dos relógios inteligentes e pulseiras de fitness, com recordes anuais de volume e grande abundância de modelos de custos baixos.

Relativamente às fabricantes que mais se destacaram, a Apple soma e segue com 43,4 milhões de unidades distribuídas no quarto trimestre, com novos AirPods, AirPods Pro e o Apple Watch, acrescido dos produtos Beats em diferentes preços. Apenas o Apple Watch viu a sua distribuição descair 5,2% relativo ao ano passado devido a problemas de stock. Seguem-se a Xiaomi em segundo, com 12,8 milhões, salientando as pulseiras. O pódio é fechado com a Samsung, com diversos produtos, incluindo a JBL, registando 10,5 milhões de unidades.