
A Dock38 está no número 38 da Avenida da Liberdade, uma localização que ajudou a designar o projeto. Já o nome Dock traduz para inglês a palavra e doca, o porto que vai abrigar as empresas incubadas: as caravelas, numa homenagem ao período da história em que a internacionalização portuguesa foi reconhecidamente bem-sucedida.
O projeto junta quatro empreendedores, que aproveitaram a necessidade de criar um espaço para alojar os seus negócios e escalaram a ideia para um conceito de incubação orientado, em exclusivo, às empresas portuguesas.
O espaço arrancará com 38 postos de trabalho instalados e inscrições abertas para candidaturas de qualquer sector. A seleção será feita durante o mês de setembro pelos mentores do projeto, que terão como preocupação de destaque nesse processo, as preocupações sociais de cada empresa selecionada e a sua capacidade de criar valor para a sociedade. "Procuramos negócios que desde cedo integrem a componente social no seu modelo de negócio", sublinha Tiago Rodrigues, um dos mentores.
Outra especificidade da Dock38 será a tentativa para promover aos empreendedores incubados condições de saúde e bem-estar e para isso aposta numa rede de parceiros que facilita o acesso a serviços nessa área, acrescenta o mesmo responsável.
Da mesma rede de parceiros fazem parte empresas que podem apoiar os projetos incubados no processo de internacionalização, ao nível da comunicação, ou na distribuição e colocação de produtos no mercado.
O período de incubação previsto para cada projeto é de dois anos, durante os quais as empresas podem ter acesso a capital semente, uma valência que os promotores do projeto pretendem estruturar e desenvolver.
A Dock38 junta Miguel Caetano, Tiago Rodrigues, Carlos Torres e José Villaça. A mesma equipa junta-se na EMOVE, uma empresa da área da energia que nasceu de um projeto de investigação realizado por Miguel Caetano e Tiago Rodrigues, vencedor do concurso de inovação da EDP.
Os negócios em conjunto levaram os empreendedores a uma incubadora em São Francisco - por onde também passaram a Google ou a Dropbox. A experiência ajudou a idealizar um espaço de trabalho dinâmico e mais tarde a incubadora que esta sexta-feira se apresenta ao mercado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários