A Microsoft anunciou uma parceria com a Toshiba, DoCoMo e Victor Co, mais conhecida como JVC, entre outras cinco empresas, para o desenvolvimento de leitores de música portáteis capazes de concorrer com o iPod da rival Apple.




Em comunicado, citado por vários órgãos de imprensa internacionais, o consórcio anunciou que faz parte da intenção das oito empresas a criação de equipamentos de reprodução de áudio e vídeo, compatíveis com a tecnologia Windows Media. Os fornecedores dos conteúdos e de outros serviços para os dispositivos serão a NTT Communications e o serviço japonês da Napster.




Os produtos permitem a transferência de ficheiros de música e vídeo dos seus computadores para os aparelhos portáteis e são destinados ao mercado japonês, onde os downloads de músicas para iPod geram receitas de 304 milhões de dólares.




A Microsoft lançou há poucos dias uma campanha de dois meses, destinada aos retalhistas japoneses de produtos electrónicos e telemóveis, onde serão exibidos "leitores de música portáteis e telemóveis fabricados pelas empresas DoCoMo, a Toshiba, a JVC, a iRiver Japan e a Creative Technology.




É de salientar que no mês passado a NTT DoCoMo revelou a intenção de lançar telemóveis compatíveis com o software da Microsoft. Estes equipamentos permitem que os consumidores transfiram ficheiros de música em formato Windows Media File do computador para os equipamentos móveis da marca, avança o mesmo comunicado, citado pela Bloomberg.

Notícias Relacionadas:

2006-05-15 -MTV junta-se à Microsoft para criar serviço de música online

2004-06-23 - iTunes da Apple vende 800 mil músicas na primeira semana de actividade na Europa