A Electronic Arts anunciou que vai comprar a PopCap Games, fabricante de jogos para plataformas como smartphones, consolas portáteis e redes sociais e responsável por criações como o Bejeweled, por 750 milhões de dólares.

De acordo com a informação avançada pela imprensa internacional, a comunicação oficial foi feita ontem depois do fecho do mercado bolsista norte-americano. O acordo entre as empresas implica o pagamento pela EA Games de 650 milhões de dólares em dinheiro e 100 milhões de dólares em acções.

Ficou ainda estabelecido que a PopCap pode vir a receber mais 550 milhões, nos próximos anos, caso as receitas da empresa atinjam as metas propostas.

A PopCap foi criada em 2000 e contando actualmente com cerca de meio milhar de funcionários e escritórios nos EUA, Canadá, Europa e Ásia, representando mais uma aposta da Electronic Arts no mercado dos jogos ditos ocasionais, depois da aquisição da PlayFish em 2009.

A nova compra representa o maior investimento, até à data, da criadora dos SIMs, que há dois anos tinha pago 300 milhões de dólares (em dinheiro e acções) pela principal concorrente da Zynga, nota a Associated Press.

De acordo com o CEO da EA Games, citado pela agência, os consumidores estão cada vez mais interessados em jogar em smartphones, tablets e no Facebook e menos interessados em adquirir títulos embalados e caros.

Um quarto dos videojogos são actualmente jogados em dispositivos móveis e redes sociais, esperando-se que esse mercado cresça 50 por cento nos próximos cinco anos, e "a PopCap é líder nessas plataformas", afirmou John Riccitiello.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.