A Electronic Arts Inc. é o segundo maior distribuidor de jogos do mundo e anunciou hoje que vai adquirir a Playfish, que desenvolve jogos para redes sociais, como o Facebook.

O negócio implica o pagamento de 400 milhões de dólares: 300 numa fase inicial e mais 100 milhões se a Playfish conseguir atingir as metas financeiras previstas.

O anúncio faz parte de uma estratégia de expansão da EA Games para as comunidades online, disse fonte da empresa à Associated Press. Este sábado, dia 7, a empresa lançou também uma versão para o Facebook do seu jogo baseado na evolução de espécies, o Spore Islands.

Com o mercado norte-americano de jogos a registar quedas na ordem dos 12 por cento, as empresas começam a voltar-se para plataformas alternativas. Os analistas esperam que o mercado dos jogos online baseados em redes sociais - dominado pela Playfish e pelas suas concorrentes Zynga e Playdom - triplique o seu valor em 2012, movimentando cerca de 2 mil milhões de dólares.

Apesar da utilização destas aplicações ser gratuita, os lucros advêm da venda de artigos virtuais aos jogadores, que lhes permitem enriquecer a experiência de jogo.

O jogo mais popular da Playfish, o Pet Society, conta actualmente com mais de 20 milhões de utilizadores mensais.

Nota de Redacção: O titulo da notícia foi alterado para corrigir a informação, já que na totalidade a EA admite pagar 400 milhões de dólares pela nova aquisição e não 300 milhões.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.