Foi hoje anuncada uma aliança estratégica entre a Yahoo e a eBay que abrange o mercado publicitário e comercial, especialmente de pagamentos online, angariação de comerciantes e estratégias de pagamento por hit. O acordo é visto como uma tentativa de enfrentar a comprovada ascensão da concorrente Google nestas áreas.

O comunicado de imprensa esclarece que a parceria abrangerá quatro áreas constituídas pela criação de anúncios gráficos, sistema de pagamentos electrónicos, serviços VoIP e novas tecnologias de anúncios digitais. A barra de ferramentas click to call, que permite aos consumidores entrarem em contacto directamente com o anunciante de forma a fazer uma transacção, portará uma marca partilhada e será disponibilizada a partir de 2007.



Com a união entre as duas empresas a Yahoo passa a ser o fornecedor exclusivo externo de todos os anúncios gráficos que serão usados no eBay, comprometendo-se a primeira a usar o sistema de pagamentos online PayPal, agora suportado pela empresa de leilões, na cobrança de serviços prestados aos clientes.

O projecto será desenvolvido e submetido a uma série de testes ainda este ano, embora o lançamento da barra de ferramentas seja esperado para 2007, altura em que o impacto económico causado por esta aliança já se fará sentir nas contas das duas empresas.

A parceria já teve efeitos no mercado através da subida de 3,84 por cento das acções da Yahoo e de 9,90 por cento das do eBay. Por sua vez os papéis do Google desceram cerca de 0,36 por cento, avança a Associated Press.

A Yahoo gere o portal mais visitado da Web com cerca de 402 milhões de utilizadores e situa-se em segundo lugar, atrás do Google, no que diz respeito a lucros provenientes de publicidade e de buscas na internet. Por outro lado o eBay assume a liderança dos sites dedicados ao e-commerce, com quase 200 milhões de utilizadores nos seus leilões online e cerca de 73 milhões de assinantes norte-americanos do seu serviço PayPal.

Ainda ontem tinha sido divulgada uma análise da casa de investimentos JP Morgan onde se referia a eminência de uma parceria estratégica ou fusão entre dois gigantes do mundo online. A Yahoo e o eBay eram já apontados como as duas empresas com maior probabilidade de conseguir um acordo pelos benefícios de conjugação das principais áreas estratégicas.

Notícias Relacionadas:

2006-05-24 - eBay processado pela empresa que criou o Morpheus
2002-05-23 - Yahoo encerra sites europeus de leilões e passa a promover eBay