O eBay aceitou pagar 3 milhões de dólares a um casal que foi vítima de uma campanha de ameaças e intimidação, levada a cabo por ex-funcionários da empresa. Na origem do caso está uma newsletter produzida pelo casal (Ecommerce Bytes) que visava algumas empresas de tecnologia, como a eBay, e que frequentemente publicava conteúdos que desagradavam à empresa.

Um diretor sénior de segurança da companhia e outros seis funcionários levaram a cabo uma campanha de intimidação e ameaças ao casal, para os demover de continuarem a publicar informação desfavorável à eBay.

Durante esse período, Ina e David Steiner receberam pacotes com aranhas e baratas vivas, um feto de porco, uma máscara ensanguentada, ou uma coroa fúnebre. Viram a sua morada publicada na Craiglist, como local para encontros de sexo, e chegaram a ter os veículos monitorizados com localizadores GPS. No meio de tudo isto receberam uma oferta de ajuda para se livrarem do “pesadelo”, como descrevem os documentos do processo, que passava por reverem as suas posições públicas sobre a eBay.

O casal acabou por apresentar queixa à polícia. A eBay abriu um processo de investigação interno que culminou no despedimento dos funcionários envolvidos, que foram também acusados pela justiça de assédio e condenados.

A própria eBay, embora se tivesse demarcado rapidamente do caso, acabou também por ser processada, no caso que chega agora ao fim com o acordo para a indemnização dos assediados.

Jim Baugh, o ex-diretor de segurança da tecnológica envolvido no caso, e apontado no processo de que foi alvo como o responsável pelo esquema, acabou por ser condenado, ainda em 2021, a quase cinco anos de prisão pela justiça. Outro ex-empregado da empresa, Philip Cooke, recebeu uma pena de prisão de um ano.

Os advogados de Baugh alegaram na altura que o homem foi coagido a montar aquela campanha pelo CEO da eBay à data, Devin Wenig, que negou ter conhecimento da situação. O executivo não chegou a ser acusado neste processo e deixou o cargo em 2019.