No ano passado, foram gastos em electrónica de consumo mais de 1,2 mil milhões de euros em Portugal, o que perfaz um crescimento de 6 por cento face a 2006. Os dados do estudo O Observador Cetelem, indicam que a procura de produtos de TV/Hi-Fi/vídeo registou um crescimento de quatro por cento em valor e de cinco por cento em volume.



Os LCDs foram os equipamentos que deram origem a maior facturação, deixando para trás os tradicionais televisores. Na mesma linha de procura, destacaram-se também os auscultadores, os DVDs, leitores de mp3 e os mp4.



No que se refere ao mercado de telecomunicações, a facturação referente aos telemóveis registou um pequeno decréscimo, quer em valor quer em volume, o que reflecte a baixa de preços dos produtos deste mercado. Por outro lado, os produtos que geraram maior facturação foram os acessórios como os auriculares, os cartões de memória e os modems.



Quanto ao mercado nacional de fotografia, observou-se um destaque especial para a procura de máquinas digitais, as responsáveis pela maioria da facturação. De acordo com o estudo "as lojas de informática continuam a apresentar uma progressão, enquanto os estabelecimentos especializados em fotografia continuam a recuar face ao ano anterior".



Por fim, o segmento de produtos de entretenimento, como consolas e jogos, apresentou resultados muito favoráveis com um crescimento a dois dígitos. Todos os produtos registaram crescimentos, quer em valor, quer em volume, sendo que o software foi o produto que mais gerou facturação e os filmes os produtos mais vendidos.



Notícias Relacionadas:

2007-03-12 - Mais de 10% dos portugueses já solicitou crédito ao consumo online