Um novo estudo da Juniper Research aponta que até 2025 os equipamentos 5G vão contabilizar cerca de 50% do total de smartphones no mercado. Estima-se que este segmento do mercado possa atingir um valor de 337 mil milhões de dólares, quando comparado com os 108 mil milhões de dólares registados em 2021, num crescimento de 210%.
Aponta-se que nos próximos anos, as soluções e serviços assentes em computação em cloud venham a acelerar a procura dos modelos com o melhor hardware. Os smartphones 5G vão permitir que tarefas mais pesadas sejam feitas na cloud, libertando os recursos do smartphone para os seus próprios processamentos essenciais.
As previsões da investigação foram publicadas no estudo 5G Smartphones: Trends, Regional Analysis & Market Forecasts 2021-2026 e indica que as fabricantes vão introduzir tecnologia capaz de processar largas quantidades de informação a uma latência ultrabaixa, garantindo o acesso eficiente aos serviços de cloud, enquanto mantêm o preço competitivo.
O estudo prevê ainda que em 2025 vai haver um aumento na disponibilidade de smartphones 5G de entrada de gama, essencial para a adoção da tecnologia, sobretudo em mercados emergentes. A previsão é que os smartphones Android, a nível global, vão custar cerca de 65% menos que os equipamentos iOS. Essa diferença vai permitir às marcas de equipamentos Android dominar os mercados do 5G em regiões como a América Latina. Por outro lado, nos mercados de países desenvolvidos, tais como a América do Norte e Europa, a popularidade dos equipamentos iOS vai garantir 40% do mercado global do 5G.
Por outro lado, o relatório da Juniper Research deixa o alerta que a distribuição a longo prazo dos smartphones 5G pode ter limitações, devido às leis sobre o direito à reparação presentes nos Estados Unidos e Europa. Muitos utilizadores vão optar por reparar os seus equipamentos em vez de os atualizar para smartphones de nova geração. “O efeito destas leis não será sentido inicialmente, pois os consumidores vão adotar os smartphones 5G para aceder às redes mais rápidas”, salienta o autor do estudo, Adam Wears. No entanto, o investigador diz que os vendedores de hardware têm de aproveitar esta procura para oferecer novidades tecnológicas que incentivem os utilizadores a continuarem a atualizar os equipamentos.
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