A empresa portuguesa Litho Formas mostra hoje, numa visita aberta à imprensa, o processo de produção de bilhetes para o Euro 2004, que esteve à sua responsabilidade depois de ter ganho o concurso internacional, lançado pela UEFA para o efeito. A empresa não tinha conseguido autorização para anunciar previamente o contrato por razões de segurança, tendo agora, depois de terminado o Campeonato, decidido divulgar a solução utilizada.



Em comunicado, a Litho - que apresenta o contrato com a parceira tecnológica Xerox - explica que investiu 750 mil euros na produção dos ingressos, à qual alocou oito pessoas que trabalharam em exclusivo no fabrico e impressão do milhão e meio de bilhetes impressos utilizados durante a fase final do Campeonato da Europa de Futebol, que decorreu em Portugal até ao passado domingo.



A tecnologia utilizada no processo - sistemas de impressão - foi fornecida pela Xerox Portugal que dedicou ao projecto uma equipa de seis pessoas e equipamentos DocuColor, refere o mesmo documento.



Os equipamentos utilizados permitiram a impressão a 12 cores, adição de picotes e numeração mecânica dos bilhetes, cujo processo de fabrico é hoje pela empresa nacional, que até final do torneio não obteve autorização da UEFA para divulgar informação sobre o contrato.



No comunicado, a empresa explica ainda que a técnica de impressão utilizada permitiu personalizar bilhetes com "60 campos variáveis numa aplicação dinâmica, incluir 8 cores e introduzir outras funções de segurança", que permitiram não criar dois bilhetes iguais.



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