Já tem nome a empresa que será criada pela principal acionista da Zon e pela Sonaecom, que controla a 100% a Optimus. Vai chamar-se ZOPT, adianta hoje o Diário Económico.



As duas empresas já tinham anunciado que se a fusão avançasse, conforme propuseram aos respetivos conselhos de administração, criariam uma entidade detida em partes iguais pelo grupo que reúne participações empresariais de Isabel dos Santos e pela Sonaecom.




Esta estrutura garantirá uma participação maioritária na operadora que resultará da fusão e a existir irá designar-se ZOPT, assegura a publicação.




Ainda segundo o diário, não está para já definido o nome comercial da nova empresa, sendo certo que numa fase de transição ambas as marcas – Zon e Optimus – coexistirão. As combinações com os nomes das duas empresas é no entanto uma das possibilidades sobre as quais se especula desde que a intenção de fusão foi anunciada.




Note-se que para a ZOPT nascer terá de ser aprovado o plano de fusão que as administrações das duas empresas se propuseram negociar, depois de os maiores acionistas de ambas as companhias terem chegado a acordo prévio e sugerido uma fusão, na última sexta-feira.
Só depois de aprovado o plano, pela maioria acionista, fica livre o caminho para a constituição da empresa que reunirá ambas as participações.



Ainda no inicio da semana, a imprensa económica adiantava, usando informação baseada em fontes não identificadas, como volta a acontecer, que no início de 2013 as equipas de gestão da Optimus e da Zon já terão pronta uma proposta para colocar à consideração dos acionistas. Outra informação referia que o processo de fusão deve estar concluído até julho.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico