Nos últimos dias do ano algumas companhias americanas de tecnologia aproveitaram para fechar negócios estratégicos a pensar numa melhor performance para 2004. Numa notícia avançada pelo site ITWEB são citados os exemplos da FreeMarkets, Agere Systems, Netegrity e Tech Team Global que protagonizaram algumas das maiores transacções realizadas nos últimos dias de 2003.



A primeira das quatro empresas, que opera na área automóvel, comprou a Covisint especialista em plataformas business to business de componentes para automóveis. A Covisint foi durante alguns anos detida pela Daimler-Chrysler, General Motors e Ford onde desenvolvia actividade nesta área. Nas mãos do novo dono a empresa continuará a desenvolver portais e software para a indústria automóvel, avançou ao órgão de comunicação fonte da empresa.



Outra das grandes aquisições americana foi protagonizada pela Agere Systems, uma fabricante de telemóveis e chips wi-fi. O negócio envolveu 21 milhões de dólares e tem como objectivo garantir maior quota no mercado de Gigabit Ethernet à Agere. O alvo foi a TeraBlaze.



A TechTeam Global patrocinou outro dos últimos negócios de 2003 com a compra da Digital Support Corporation por 6,3 milhões de dólares. A empresa complementará o portofólio da Digital, uma empresa de outsourcing de IT.



O mesmo objectivo deu lugar à maior das quatro aquisições levada a cabo pela Netegrity que adquiriu a israelita Business Layers, especialista em tecnologias de segurança, por 42,5 milhões de dólares.