O Centro Cultural de Belém recebe hoje centenas de responsáveis empresariais que se reunirão no evento "IDC Managed Services". Na iniciativa, que terá início às 9 horas da manhã, os fornecedores de serviços de gestão da infra-estrutura tecnológica irão explicar "porque é que esta estratégia de transformação do negócio está a arrancar em Portugal", refere a IDC.



No âmbito da temática abordada será apresentado no evento o caso da externalização de parte da gestão da infra-estrutura de TI's pela Agência Lusa, demonstrando uma "tendência emergente no nosso país".



A IDC informa que serão ainda debatidos temas como a convergência de redes, gestão de desktops, de data centers, da segurança de TI, o suporte ao software de infraestrutura, entre outros temas.



Dados apurados pela IDC na Europa demonstram que os serviços de gestão de infra-estrutura representaram no ano passado um volume de negócios de 46 mil milhões de euros. No mesmo estudo, a consultora apurou que o mesmo mercado deverá crescer a uma taxa anual média de 4 por cento até 2011.



Gabriel Coimbra, research director da IDC Portugal, acredita que "os managed services estão a juntar o mundo das tecnologias de informação e das telecomunicações numa proposta de valor irrecusável para empresas em busca de menores custos e maior eficiência". O mesmo responsável frisa ainda que "a emergência de vários tipos de oferta muito competitivos está a beneficiar as empresas que fazem esta opção, nomeadamente numa perspectiva de transformação do negócio ou de focalização no seu negócio principal".



Notícias Relacionadas:

2007-10-18 - Microsoft responsável por 43% dos empregos TI em Portugal

2007-10-10 - Investimentos em Tecnologias da Informação aumentam 8% em 2007