O ACE (Agrupamento Complementar de Empresas) português de tecnológicas ligadas à educação participou hoje em Nova Iorque na assinatura do acordo que vai pôr em marcha o Programa Millennium@EDU, uma iniciativa que junta dezenas de empresas a nível mundial e que tem como objetivo "facilitar o acesso de 15 milhões de estudantes em todo o mundo à informação, às comunicações, à ciência e às tecnologias", explicam os signatários.



O e.xample reúne 36 empresas portuguesas, a maioria de cariz essencialmente tecnológico, mas também editoras como a Leya ou a Porto Editora. Desde a criação que a plataforma tem procurado oportunidades para levar as tecnologias portuguesas da área da educação para fora do país, coordenando esforços e promovendo iniciativas de forma alinhada.



A associação ao acordo que liga empresas de todo o mundo e que pretende pôr no terreno o papel que as Nações Unidas atribuem às TIC nas metas traçadas para os Objetivos do Milénio é mais um passo nesse sentido.



O Programa tem três objetivos principais: transformação pela educação, ligação através da internet e progresso socio-económico. Vai materializá-los através de um pacote Millennium@EDU Solution, criado para facilitar o acesso à informação e à tecnologia a alunos e professores inscritos no programa. Este pacote, que inclui portáteis, quadros interativos e software, será disponibilizado a preços acessíveis pelos fabricantes locais aos destinatários do projeto, em cada região.



De acordo com as previsões dos promotores da iniciativa 15 milhões de pacotes Millennium@EDU Solution serão distribuídos até 2015, levando equipamentos e software educativo a 1% da população mundial em idade escolar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.