Crescer na área do segmento de integração de serviços é um dos objectivos da Equant, empresa do grupo France Telecom fornecedora de serviços de telecomunicações e integração de sistemas de dados IP, para o médio prazo, segundo o afirmado hoje por Eric Lehoucq, director geral da Equant para o mercado ibérico, em conferência de imprensa.



Actualmente o negócio da empresa está divido em 90 por cento rede e 10 por cento integração de serviços, facto que a empresa pretende mudar dentro de dois ou três anos, para uma fórmula mais equilibrada. "Até porque a integração de serviços tem sido das soluções mais procuradas pelos nossos clientes e é aquela que pensamos poder vir a contribuir mais para o crescimento do negócio da Equant", referiu Eric Lehoucq.



Focalizada nas grandes empresas com presença internacional, a Equant pretende manter a estratégia e não vê, pelo menos por agora, razão para alargar o seu mercado alvo às PMEs. "Uma mudança de estratégia nesse sentido obrigaria a grandes alterações de negócio, em termos de oferta e até concorrenciais, pois trabalhar para PMEs ou para grandes empresas são coisas muito diferentes", afirmou Eric Lehoucq. "Neste momento estamos mais interessados em fazer crescer as nossas soluções do que em alargar o nosso mercado de actuação", acrescentou.



Eric Lehoucq avalia o mercado ibérico alvo em 500 milhões de euros, dos quais 20 por cento dizem respeito a Portugal, que se traduz na existência de perto de trinta grandes empresas.



O director geral para o mercado ibérico da Equant refere que a sua empresa tem actualmente uma quota em Portugal de 25 por cento e que o objectivo é atingir uma quota de mercado de 10 a 15 por cento a nível ibérico, entre dois a três anos.



Entre os maiores clientes da Equant Ibéria estão o BBVA, a Renault Espanha e a Sonae Imobiliária. Banca, Administração Pública e indústria automóvel são algumas das áreas de maior interesse para a actuação da Equant em Portugal, de acordo com o afirmado por Eric Lehoucq.



A Equant resultou da fusão entre a Equant e a Global One em Junho de 2001. A empresa faz parte do Grupo France Telecom, que detém 54,3 por cento das acções, enquanto as restantes foram dispersas em bolsa. As receitas da empresa em 2002 foram 2.973 mil milhões de dólares, com um EBITDA positivo de 192 milhões de dólares.



O portfólio de serviços IP e de comunicação de dados a nível mundial da Equant inclui networking, serviços de integração, serviços geridos, dados, voz e serviços Internet, WAN (Wide Área Network), LAN (Local Area Network).



Notícias Relacionadas:
2001-03-23 - Comissão aprova negócio entre France Telecom e Equant
2000-11-20 - Global One e Equant juntas