A Ericsson instaurou um novo processo judicial onde refere que as suas normas GSM, GPRS e EDGE são infringidas pela Samsung.


Em Fevereiro deste ano a empresa interpôs uma queixa judicial contra a Samsung na Alemanha, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos, depois de ambas as empresas não conseguirem chegar a nenhum consenso no que diz respeito à renovação de acordos de patentes, já que o acordo havia expirado a 31 de Dezembro de 2005.


De acordo com a Reuters, mencionadas 11 violações de patentes neste processo judicial e, segundo a Ericsson "estamos a assistir à continuação do processo instaurado em Fevereiro".


A renovação de patentes faz parte da realidade de outras empresas. A Nokia e a Qualcomm estão a meio de um processo de renegociações, depois desta ter denunciado a fabricante finlandesa à Comissão Internacional de Comércio norte-americana. Por outro lado, a Nokia fez exactamente o mesmo, denunciando a Qualcomm à Comissão Europeia.


As normas GSM e WCDMA foram criadas com a colaboração de vários fabricantes móveis, sendo necessário pagar por essas patentes quando as empresas desenvolvem terminais que contenham essas tecnologias.

Notícias Relacionadas:

2005-07-01 - Samsung e Motorola assinam acordo para partilha de tecnologia móvel

2003-09-23 - Parlamento Europeu discute patenteabilidade de inventos de software