Para distinguir as entidades que tenham contribuído para disseminar o software open source e boas práticas associadas a este modelo a ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas entrega esta quinta-feira os Prémios Abertura, aproveitando o VII Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que decorre no Auditório da Lispólis, em Lisboa.

A Secretaria de Estado das Obras Públicas e das Comunicações, a Inforlândia e o Grupo Parlamentar do PCP são as 3 entidades que a associação vai distinguir com o prémio, que marca também o segundo aniversário da ESOP.

Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações recebe o prémio em representação desta entidade pelo seu trabalho na defesa de alternativas de software nas plataformas do programa e-escolas e e-escolinhas.

A Inforlândia será também distinguida pela aposta na oferta de software open souce nas suas plataformas de hardware, nomeadamente no Insys Gameforce, o único portátil com Linux integrado no programa e-escolas.

O deputado Bruno Dias vai também receber o prémio, em representação do Grupo Parlamentar do PCP, pela iniciativa "Software Livre no Parlamento", e pela proposta “Normas Abertas nos Sistemas Informáticos do Estado”.