De acordo com o estudo eEspanha 2005, elaborado pela Fundação Auna, o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Espanha encontra-se numa fase de "relativa estagnação". Apesar de quase todos os sectores da economia vizinha estarem em franco desenvolvimento, o acesso e a utilização das TIC está longe das médias europeias.

Segundo dados citados pelo serviço noticioso IDG, os avanços verificados na maioria das áreas em análise não reflectem os investimentos que vêm sendo feitos. O que significa que, apesar de Espanha ser um dos países europeus com o maior potencial económico, as TIC não estão a acompanhar estes índices.

Actualmente, Espanha ocupa o 29º lugar do ranking internacional de desenvolvimento da Sociedade da Informação, quando no ano passado estava entre as 20 primeiras posições.

O estudo mostra que nos finais de 2004 o número de internautas espanhóis ultrapassava os 14 milhões (34 por cento), um aumento de 11,6 por cento face ao ano anterior. os mesmos números mostram que 50 por cento deste crescimento concentra-se nas regiões de Andaluzia, Castela, Catalunha e Leão.

Tendo em conta que no ano passado a média europeia de lares com ligação à Internet era de 56 por cento, o estudo sublinha que Espanha poderá levar três ou quatro anos a alcançar os níveis desejados.

Apesar de existirem dificuldades para uma completa adopção e uso das tecnologias, entre as conclusões da Fundação Auna salienta-se a forte tendência para o facto das PMEs estarem empenhadas na promoção e divulgação do uso da Internet junto dos empregados dos estabelecimentos industriais.

Notícias Relacionadas:

2005-06-23 - PMEs portuguesas mantêm preocupação na inovação tecnológica

2005-05-06 - APS quer optimizar investimentos em TIs no sector segurador

2005-04-07 - Empresas encaram TI como ferramenta competitiva para os próximos cinco anos