
(Atualizada) Oficialmente lançado há uma semana, o Youclient já conta com mais de meio milhar de utilizadores e mais de dois mil "Spots" registados, mas a verdade é que desde novembro que é possível aceder online à versão de testes desta espécie de Foursquare made in Portugal.
A referência à popular rede social baseada na geolocalização não é feita pelos autores do projeto nacional, mas ajuda-nos a explicar o serviço que nos foi descrito por Filipa Silva, CCO e cofundadora do site. Um diretório de negócios baseado nas sugestões e críticas dos utilizadores, que aposta em promover o "capitalismo sustentável" e aceita a ajuda ao financiamento por parte daqueles que acreditarem na ideia. Em troca promete parte das receitas.
Nesta primeira fase, o serviço (de utilização gratuita) encontra-se apenas disponível através do site, em português (de Portugal), onde os utilizadores podem inscrever os Spots - designação atribuída a todos os negócios, espaços e serviços, "seja um restaurante, uma livraria, um médico ou uma universidade".
A inscrição é feita mediante uma descrição do local e a sua localização num mapa, por via da integração com o Google Maps. À descrição espera-se depois que sejam depois acrescentadas críticas (reviews) e classificações, numa escala de 0 a 5 estrelas.
Para tirar partido das funcionalidades é preciso estar registado, o que pode ser feito recorrendo apenas a um pseudónimo e a um endereço de email. O objetivo dos responsáveis pelo serviço passa, porém, por incentivar a criação de perfis completos dos utilizadores, que fomentem o espírito de comunidade e confiram maior confiança às recomendações, explicou Filipa Silva ao TeK.
O objetivo mais imediato é estender a utilização às plataformas móveis, principalmente ao Android e iPhone. Trata-se de uma prioridade devido às características do serviço em questão, que as pessoas procuram principalmente quando estão na rua, realçou a responsável.
À parte do modo de funcionamento mais ou menos semelhante a outros serviços do género no mercado, o Youclient apresenta algumas especificidades que fazem dele um exemplo diferente dos outros, como as preocupações com a "sustentabilidade".
O que se procura é dar espaço a um "capitalismo sustentável", algo que, segundo a responsável pela área de comunicação da empresa, se materializa de duas formas: a doação de 10% das receitas a ONGs (escolhidas pelos utilizadores quando se registam) e a aposição do "Selo Verde" nos Spots "ecológicos e sustentáveis. Para isso, é preciso cumprir os critérios descritos na página.
Interessante é também o método de financiamento encontrado pela startup para suprir a necessidade de mais capital para investir, recorrendo ao crowdfunding - que é como quem diz, ao financiamento pela comunidade. Assim é dada a 500 utilizadores que acreditem no projeto a possibilidade de se tornarem "Fundadores". Para isso, precisam de contribuir com 20 euros, escrever 20 reviews e inscrever 10 Spots. Ao final de cada ano, 5% das receitas do serviço serão distribuídas por estes 500 Fundadores.
O Youclient é assinado por três jovens empreendedores, com menos de 35 anos e numa primeira fase o investimento ronda os 70 mil euros.
Sendo o serviço de utilização gratuita, as receitas deverão ser asseguradas pelos serviços contratados pelos donos dos Spots e pela publicidade a integrar nas aplicações móveis.
Abaixo reproduzimos o vídeo de apresentação do serviço, criado pelo Youclient.
Nota da Redação: Aaproveitando a sugestão de uma das nossas leitoras, foi acrescentado o vídeo de apresentação do Youclient.
2ª atualização: Foi feita uma atualização à informação sobre a estrutura fundadora do serviço e o investimento realizado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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