As autoridades norte americanas confiscaram na passada sexta feira cerca de 100 milhões de dólares (22 milhões de contos ou 113,6 milhões de euros) em software falsificado. Esta é já considerada a maior apreensão da história dos Estados Unidos neste género de contrabando. O produtos eram originários da Formosa e vinham com o pacote completo, manuais de instrução e autenticação que abrangia selos holográficos e códigos de registo, e em algumas falsificações onde se podia ler um aviso "Não faça cópias ilegais deste CD".



Como resultado da investigação, no passado dia 6 de Novembro, tinham já sido detidos 3 indivíduos que enfrentam agora acusações suborno, conspiração e contrabando. Uma outra pessoa foi acusada de ter falsificado marcas registadas.



O material aprrendido incluía quase 31 mil cópias da edição Millennium do Microsoft Windows e do sistema operativo Windows 2000 Professional. Para além da Microsoft, também se podiam encontrar dezenas de milhar de cópias falsas de produtos da Symantec, onde se incluía o programa de anti-vírus Norton.



A captura foi resultado de uma investigação, que durou dezoito meses, em que um agente infiltrado simulou participar neste esquema corrupto e aceitou alguns subornos para deixar entrar pela alfândega de Los Angeles contentores de software pirata e cigarros. Segundo declarações à Associated Press do xerife desta cidade, Lee Baca, as imitações eram tão boas que o comprador não daria pela diferença.



Notícias Relacionadas:

2001-05-22 - Software ilegal aumenta pela primeira vez em cinco anos

2001-10-25 - Windows XP - Sistema de activação torna pirataria mais difícil