Os reguladores dos Estados Unidos estão a investigar um relatório realizado pela TechInsights, uma empresa que analisa componentes no interior de produtos eletrónicos de consumo. O relatório indica que a fabricante de semicondutores chinesa Yangtze Memory Technologies (YMTC) terá fornecido chips à Huawei, violando o embargo de exportações imposto à empresa pelo governo dos Estados Unidos.

Segundo refere o Financial Times, a Casa Branca e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos receberam cópias do relatório que descreve a utilização de chips de memória da YMTC num novo smartphone da Huawei. O departamento não comenta as investigações, mas qualquer alegação de violação dos embargos é sempre investigada com rigor, disse a fonte ao jornal. E que o resultado apenas é tornado público no fim da investigação.

A YMTC ainda está dependente da tecnologia americana em alguns processos de produção. E o smartphone em questão, que está a usar os chips da YMTC, é o Enjoy 20e da Huawei. Os chips utilizados foram produzidos em fevereiro de 2021, seis meses depois da ordem executiva de Donald Trump que proibia tanto as empresas dos Estados Unidos como estrangeiras que utilizassem a sua tecnologia, de fornecer componentes à Huawei.

A Casa Branca considera que a YMTC se tenha tornado a maior fabricante de chips de memória e muitos republicanos defendem que a empresa deveria ser adicionada à “lista negra”, de forma a controlar a venda de tecnologia à mesma. O senador republicano Marco Rubio levantou preocupações sobre a possibilidade da Apple estar a considerar comprar chips à YMTC, empresa apontada como tendo ligações às autoridades militares chinesas. “É inaceitável que as vendas da próxima geração de iPhones possam acabar por reforçar o exército chinês”, referiu o senador numa carta enviada a Tim Cook, o líder da Apple.

É ainda referido que a fabricante chinesa ainda não foi colocada na lista devido aos lobbies criados pelos grupos dos Estados Unidos, parceiros da YMTC, com interesses em manter as suas vendas na China. Esta investigação poderá provar as violações e conduzir dessa forma ao processo de colocá-la na lista de embargos, embora a derradeira decisão seja política.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.