
Esta semana a imprensa nacional noticiou que a Altice Europe estaria a preparar a venda da antiga Portugal Telecom, com o grupo liderado por Patrick Drahi a contratar um banco de investimento internacional para testar a alienação da operação portuguesa.
De acordo com fontes a que o Expresso teve acesso, o processo ainda se encontra numa fase inicial e, ao que tudo indica, o negócio surge como uma forma de fazer face à dívida, tendo em conta que, no caso da operação europeia, já ultrapassou os 30 mil milhões de euros. Porém, numa nota enviada à imprensa, a Altice Portugal faz um esclarecimento em relação ao que está a ser avançado, afirmando que a situação descrita não passa de “rumores e especulação”.
A empresa afirma que, aquando da sua mais recente divulgação de resultados, “o grupo Altice a nível internacional manifestou grande satisfação com a operação em Portugal, a equipa de Gestão e os resultados apresentados, considerando que a empresa demonstrou resiliência durante a pandemia, que tem potencial de crescimento e que não há qualquer processo de alienação em curso relativamente aos ativos em Portugal”.
A Altice Portugal argumenta que, “face ao ambiente regulatório adverso, hostil e imprevisível que vivemos hoje em Portugal há mais de dois anos, não deixa de ser «normal» o aparecimento deste tipo de rumor”.
“Adicionalmente é previsível que grandes operadores possam equacionar diversos cenários para fazer face à pressão do setor, bem como falta de visão estratégica para o mesmo que existe em Portugal”, defende a empresa, acrescentando que, recentemente, o próprio Grupo Altice manifestou o seu “descontentamento face à atuação do Regulador em Portugal e ausência de políticas de estímulo ao investimento no setor, assim como a gestão da Altice Portugal o tem feito recorrentemente”.
De acordo com a empresa, “o setor das telecomunicações vive sem uma estratégia nacional devidamente definida”, sublinhando que nele “não há diálogo, cooperação ou estabilidade regulatória”, vivendo-se “sem uma estratégia pública de criação de valor, com profunda falta de previsibilidade acerca dos desafios dos tempos modernos”. “Na realidade, a única forma de mitigar estas especulações de mercado é voltar a colocar o setor na normalidade. Só assim estes rumores acabam”, enfatiza a Altice Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mario Kart World tem novos modos de jogo e um mundo aberto à exploração -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Mergulhe na tranquilidade das florestas japonesas com uma nova experiência virtual da Google -
How to TEK
Como eliminar as passwords guardadas no Google Chrome, Edge e Firefox?
Comentários