A Doppio Games foi fundada em Portugal por Jeferson Valadares, que também é o novo rosto da Associação dos Produtores de Videojogos Portugueses. A produtora é responsável pela adaptação a videojogo da série brasileira do Netflix 3%, um título que utiliza os assistentes inteligentes Alexa e Google Assistant com parte da experiência.

A empresa anunciou hoje que foi adquirida pela norte-americana Fortis, uma nova editora que surge no mercado global, “com a ambição de criar experiências mais humanas e sociais a partir dos videojogos”. Toda a equipa do estúdio português será integrado na Fortis e Jeferson Valadares vai assumir o cargo de vice-presidente. Nos planos da editora estão o recrutamento de talento em Portugal, assim como a nível global. O negócio representou também um “exit” dos investidores portugueses Bynd Venture Capital e Portugal Ventures.

A Fortis é financiada integralmente pela Sands Corp., com o objetivo de construir uma editora global e de classe mundial, naquela que é a era do trabalho distribuído. A Fortis, que foi fundada por veteranos da indústria do gaming, conta com mais de 150 colaboradores, incluindo empreendedores e executivos da Electronic Arts, WB Games, Zynga, Smule, entre outros.

Doppio Games
Jeferson Valadares, o cofundador da Doppio Games e Steven Chiang, presidente da Fortis.

Nesta restruturação da Fortis, Steven Chiang assume o cargo de presidente, um nome ligado a estúdios como a EA Tiburon, Zynga, entre outros. Shawn Foust, ex-executivo da WB Games passa a ser o diretor de operações da Fortis. E o diretor de produto será assumido por Calvin Lau, designer principal de vários jogos de sucesso.

"A Fortis tem como missão criar mundos que importem, que sejam profundamente sociais, em diferentes plataformas e géneros, e ajudar a construir relações significativas e comunidades saudáveis através dos jogos”, salienta Steven Chiang. A empresa vai focar-se na criação de jogos num modelo “games as a service”, oferecendo um design de jogos e mecânicas sociais que facilitem “o desenvolvimento de sociedades digitais e a criação de experiências de grupo duradouras, promotoras de relações e memórias”.

A editora diz que os seus jogos terão uma forte componente social num conjunto diversificados de títulos que tem em carteira, sendo estes de novos géneros, pouco explorados na indústria. A Sands assume o compromisso de investir à escala e a longo prazo, de forma a ajudar a Fortis a posicionar-se com grande impacto no mercado.

Na sua estratégia de expansão, a Fortis tem vindo a fazer aquisições e contratações a nível global. Além da Doppio Games, a editora comprou a Oktagon Games no Brasil e a Metagame na Roménia. A Fortis diz operar como um estúdio global, com o objetivo de integrar talento em todo o mundo, seja qual for a sua localização.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.