Um estudo da MetrisGfK realizado junto dos compradores habituais de multimédia em Portugal indica que a Porto Editora é considerada a empresa de referência no multimédia e a Diciopédia é referida como o produto de maior sucesso. A análise foi realizada em Outubro e é patrocinada pela própria Porto Editora.



Com uma amostra constituída por 600 indivíduos com mais de 15 anos, que a empresa indica serem compradores regulares de multimédia, o estudo avalia uma série de indicadores importantes para o mercado português, nomeadamente as preferências dos utilizadores, hábitos de compra e ainda outros dados do sector.




Em termos de notoriedade espontânea de produtos a Diciopédia recolheu 49 por cento das referências, sendo seguida pela Enciclopédia Universal com 27 por cento de respostas e o Atlas de Portugal com 16 por cento. Já na notoriedade sugerida a Diciopédia continua à frente com 85 por cento de referências, seguida igualmente pela Enciclopédia Universal e o Atlas de Portugal, com 75 e 59 por cento, respectivamente.


O estudo mostra ainda os aspectos que se revelam mais importantes para o cliente no processo de compra, sendo o preço, o tema do mesmo e o facto de ser em português os factores mais enunciados, com 64, 56 e 14 por centos das respostas dos entrevistados. Os conselhos dos amigos, a qualidade do grafismo e a editora são factores menos referidos.



Os locais de compra mais habituais para os produtos multimédia continuam a ser as lojas de informática, com 36 por cento das respostas, seguindo-se os hipermercados (25%) e a FNAC (18%). As principais razões desta opção estão relacionadas com a variedade de produtos, a confiança e os preços competitivos, assim como o atendimento, apontadas por ordem de preferência pelos inquiridos.



Apesar do crescimento de número de leitores de DVD, a grande maioria dos inquiridos (80%) afirmou possuir apenas um leitor de CD-ROM, enquanto só 6 por cento referiu possuir um DVD-ROM, restando 14 por cento da amostra que garantiu possuir os dois tipos de equipamentos.

Notícias Relacionadas:

2004-10-07 - Diciopédia 2005 garante maior interligação entre conteúdos

2004-07-11 - Entrevista: "Ainda não há grande disponibilidade da maioria das pessoas para aderirem ao modelo de conteúdos pagos"

2000-11-15 - Vendas de multimédia em português à beira do primeiro milhão