Segundo dados de um estudo recente sobre a situação do eGovernment nas Juntas de Freguesia do Minho, poucas são as autarquias daquela região do país a utilizar esta forma de comunicação com os seus cidadãos. Segundo a mesma fonte além de escassos, os portais disponíveis são ainda de qualidade duvidosa.



O relatório - realizado na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado pelo professor Álvaro Rocha e por duas alunas do quarto ano do curso de Sistemas de Informação para Gestão - iniciado em Janeiro de 2003, começou por fazer um levantamento o mais exaustivo possível das Juntas de Freguesia do Minho e respectivos endereços e email e website. A primeira conclusão foi de que das 804 freguesias existentes nessa província apenas 130 (16,17 por cento) possuíam endereço email e, dessas, somente 18 (2,24 por cento) tinham website.



A nível de concelhos com melhores resultados na variável email, o destaque vai para Vila Nova de Famalicão (36,7 por cento) e Melgaço (33,3 por cento). No que diz respeito aos websites, os concelhos com registos são Fafe com uma taxa de 11,1 por cento (4 em 36) e Braga com uma taxa de 5,0 por cento (4 em 62).



Em termos qualitativos, foram analisados em todos os websites parâmetros como conteúdos; interactividade, concepção e tecnologia. No primeiro lugar deste ranking encontra-se a Junta de Freguesia de Fafe (30 pontos), seguida da de Ponte da Barca (28 pontos) e da de Passos (com 27 pontos). Tendo em conta que a pontuação máxima era de 50 pontos é de registar que apenas dois sites (11,1 por cento) obtêm classificação positiva.



Após este trabalho, a equipa responsável pelo mesmo anunciou que pretende aprofundar as análises comparativas e de causa-efeito sobre os resultados obtidos e alargar o âmbito deste estudo a outras regiões portuguesas.



Notícias Relacionadas:

2003-02-06 - Serviços de eGovernment portugueses em linha com a Europa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.