O Euro Digital vai funcionar como as notas bancárias do Euro, mas em formato digital. Trata-se de dinheiro em formato eletrónico a ser emitido pelo Eurosystem, composto pelo ECB e os bancos centrais nacionais da zona euro, acessível a todos os cidadãos da União Europeia e empresas.

O novo sistema não vai substituir o dinheiro tradicional, mas sim complementá-lo, com a garantia de acesso a todos. A moeda digital assume-se como uma escolha adicional na forma de pagamentos, prometendo ser fácil de utilizar, ao mesmo tempo que é acessível e inclusivo.

O Banco de Portugal acaba de iniciar a discussão com o mercado sobre este projeto do Euro digital, promovendo a primeira reunião do Grupo de Contacto, presidida pelo administrador Hélder Rosalino. Segundo é explicado, o projeto ainda está numa fase de investigação, desde o dia 1 de outubro de 2021, devendo prolongar-se até 24 meses. Nesta fase vão ser estudados os desenhos funcionais e técnicos do euro digital, assim como a avaliação dos impactos associados à sua eventual emissão.

Os membros do Grupo de Contacto foram selecionados pelo Banco de Portugal, tendo como base a sua experiência profissional, assim como a sua ligação ao sistema financeiro e sobretudo, à área de pagamentos. Nesta primeira reunião foram apresentadas as perspetivas dos seus membros sobre alguns dos tópicos em discussão do projeto da moeda Euro Digital. Foram salientados os casos de uso considerados prioritários, as respetivas vantagens e desvantagens associadas às diferentes opções de desenho da moeda.

O Grupo de Contacto conta com representantes de organizações como a Sonae, BPI, Accenture, Visa, ANIPE, Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas, associação Portugal Fintech, e outras.