A Comissão Europeia deu luz verde ao projecto de investigação Theseus, uma iniciativa que irá estudar novas tecnologias de pesquisa para uma Internet de nova geração. O apoio europeu ao projecto é de 120 milhões de euros que serão aplicados por grandes e pequenas empresas envolvidas no consórcio até 2011.



O Theseus quer avaliar o potencial das tecnologias multimédia e dos serviços, desenvolvendo e testando novos modelos de pesquisa para uma nova geração de Internet. O projecto vai também lidar com o acesso online estruturado a informação cultural para o público em geral, explica um comunicado. O documento precisa que uma das áreas visadas será por exemplo a das bibliotecas digitais.



Entre as companhias que integram a primeira fase do projecto estão nomes como a SAP, a Siemens ou a Deutsche Thomson, que irão também colaborar com parceiros na área da ciência e da indústria.



O projecto teve início em 2005 e resulta de uma parceria entre Alemanha e França que concordaram trabalhar em conjunto numa nova política tecnológica que ajudasse a melhorar a competitividade dos dois países.



Notícias Relacionadas:

2007-04-12 - Google lidera buscas online no mercado norte-americano