A Exponor, no Porto, vai receber esta semana a segunda edição das Jornadas de Inovação, um evento aberto ao público onde estarão em exposição 120 projectos de inovação tecnológica na Exposição de Resultados. Lino Fernandes, presidente do conselho de administração da Agência de Inovação, realça que este evento irá contribuir para valorizar o resultado dos projectos, sendo que esta é a primeira vez que se pode ver fisicamente o investimento que o Ministério da Ciência e Tecnologia tem vindo a fazer nesta área desde 1997.



Ao todo foram aprovados projectos no valor de 8,4 milhões de contos que viabilizaram investimentos totais no valor de 15,7 milhões de contos. De acordo com o responsável da Agência de Inovação, "nem todos os projectos estão já disponíveis no mercado, mas estas Jornadas servirão para avaliar os resultados até agora".



Segundo Lino Fernandes, apesar da quebra sentida nos anos noventa no investimento da investigação empresarial, esta tem vindo a crescer a uma média de 15 por cento todos os anos desde 1995, e as expectativas apontam para que assim continue, sendo que se espera que a investigação empresarial duplique de valor durante os próximos cinco anos. Este responsável acrescenta ainda que as Segundas Jornadas da Inovação vão possibilitar uma percepção mais concreta dos números que envolvem as empresas de todos os sectores.



A apresentação dos projectos está organizada por áreas de aplicação para um entendimento mais fácil do público em geral, sendo que a área que mais se destaca pelo número de projectos apresentados é a da Saúde .



"Apesar de estarem 120 projectos em exposição, temos estado a apoiar um número muito maior, cerca de 230", explica Lino Fernandes, mencionando que a diferença entre os projectos reside no facto das propostas em exposição serem financiados pela Agência de Inovação e os restantes não.
Os 120 projectos contam com a colaboração de 219 entidades, das quais 164 são empresariais e 55 pertencentes a outras áreas, onde se incluem instituições de investigação.



As jornadas irão contar com a presença de 85 oradores convidados – investigadores universitários, docentes tecnológicos e dirigentes empresariais – que darão a sua visão sobre a investigação empresarial e tecnológica ao longo das trinta conferências, seminários e reuniões agendadas.



Notícias Relacionadas:

2001-10-01 - Portugal continua na cauda da Europa em inovação tecnológica

2001-07-11 - Portugal é líder potencial em desenvolvimento tecnológico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.