A Prime View, fabricante de Taiwan que produz o Kindle da Amazon, vai comprar a E Ink Corporation, um negócio de 215 milhões de dólares, cerca de 150 milhões de euros, que reforça a sua posição no mercado de leitores de livros digitais. O acordo foi assinado ontem e a transacção deverá estar completa no último trimestre do ano.

A junção das duas empresas cria um novo líder na área do papel electrónico, sendo que em conjunto já fornecem mais de 20 fabricantes e ebooks, segundo informação disponibilizada num comunicado à imprensa. As duas empresas trabalham na área do papel digital desde 2005.

Nesse ano a Prime View comprou a unidade de ePaper da Philips e estabeleceu uma parceria com a E Ink para fornecer os ecrãs para os Sony Reader e mais tarde para o Kindle da Amazon. A empresa investiu também no desenvolvimento de chips e touch screens.

O segmento de ebooks é uma das áreas promissoras na electrónica de consumo, devendo gerar mais de 3 mil milhões de dólares de receitas em 2013. O desenvolvimento de novos ecrãs de ePaper mais duráveis, fáceis de ler e que integram equipamentos mais transportáveis está nos planos da empresa.

O Kindle da Amazon vendeu 1,1 milhões de unidades em 2008 e as expectativas apontam para 20 milhões de vendas em 2012, num crescimento de 105% ao ano neste período, indicam os dados da iSuppli.