O Facebook acaba de lançar a nível internacional uma nova ferramenta que vai permitir às empresas gerir mais facilmente todas as suas páginas e perfis na rede social, assim como no Instagram, Messenger e WhatsApp.

A rede social liderada por Mark Zuckerberg explica que através do Facebook Business Suite as empresas podem poupar tempo, recebendo todas as notificações e alertas revelantes num só local. A funcionalidade apresenta também informações que permitem compreender se as estratégias digitais implementadas estão a funcionar.

Para já, o Facebook indica que a nova ferramenta se foca nas Pequenas e Médias Empresas (PME). Mas, numa visão a longo prazo, a ideia é que o Facebook Business Suite esteja disponível para empresas de todas as dimensões com a atualização direcionada para as grandes organizações a chegar em 2021.

Como o Facebook se está a transformar numa montra de compras online onde há espaço para as pequenas empresas
Como o Facebook se está a transformar numa montra de compras online onde há espaço para as pequenas empresas
Ver artigo

Com cada vez menos pessoas a consumir diretamente nos espaços comerciais físicos devido à pandemia de COVID-19, muitas empresas viram-se obrigadas a mudar de estratégia e a procurar uma base de clientes online. O Facebook acredita que as ferramentas que disponibiliza, incluindo o Facebook Shops, são essenciais para ajudar as PME a fazer uma transição digital bem-sucedida.

O Facebook dá também a conhecer dois novos estudos com dados acerca do panorama enfrentado pelas PME. O mais recente Global State of Small Business Report, realizado em parceria com o Banco Mundial e a OCDE, demonstra que as pequenas empresas que estão a fazer mais de 25% das suas vendas online têm uma maior probabilidade de terminar o ano com mais vendas do que em 2019, e não devem precisar de reduzir o número de funcionários.

Digital Tools in Crisis and Recovery, feito em parceria com a Deloitte, centra-se em torno do impacto da COVID-19 nos hábitos de consumo. O estudo detalha que quase metade dos participantes passaram a fazer mais compras online durante a pandemia e 40% afirmam que aumentou o uso das redes sociais para descobrir novos produtos e negócios.

Entre os inquiridos que começaram a fazer compras em novas lojas ou estabelecimentos, quase dois terços descobriram-nos através de ferramentas digitais. Além disso, o estudo indica que a vasta maioria destes participantes deram a conhecer que pelo menos um dos negócios era uma PME. Cerca de 31% dos inquiridos garantiram que, depois da pandemia, tencionam fazer cada vez mais compras em lojas locais.