A compra da empresa criada por Mark Zuckerberg visa a equipa e a tecnologia da Mobile Technologies, dona da aplicação que permite o reconhecimento de voz e a tradução automática de texto.



A rede social já confirmou entretanto que vai continuar a suportar a Jibbigo e a disponibilizá-las nas condições atuais, pelo menos para já. A aplicação funciona para 25 línguas e permite que o utilizador dite um texto ou escreve uma frase e ative a tradução automática para qualquer outra das línguas disponíveis. O resultado é lido em voz alta pela aplicação.



A aplicação que despertou o interesse do Facebook foi lançada em 2009, oito anos após a criação da Mobile Technologies. Está disponível para Android e iOS e é vista como uma ferramenta útil para quem está em viagem ou viaja em trabalho para países cuja língua não domina. Funciona mesmo sem uma ligação à Internet, desde que o utilizador tenha adquirido pacotes de tradução offline.



As expectativas em relação ao que o Facebook pode fazer com a tecnologia são elevadas, embora a empresa não tenha ainda adiantado quaisquer detalhes. Especula-se que a rede social possa usá-la para permitir conversas de chat entre pessoas que falam línguas distintas; permitir que os feeds de notícias fiquem disponíveis em várias línguas; ou ajudar os utilizadores da rede social em viagem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico