Em maio de 2020, o Facebook comprou a Giphy, num negócio estimado em 400 milhões de dólares. O negócio começou a ser investigado pela Competition and Markets Authority (CMA), a autoridade britânica da concorrência, nesse mesmo ano, impedindo a empresa de Mark Zuckerberg de realizar qualquer atividade relacionada com a compra até que obtivesse a aprovação do regulador.
Porém, de acordo com novos dados da CMA, o Facebook acabou por quebrar as regras, motivo que levou a autoridade a aplicar uma multa de 50 milhões de libras. “Esta é a primeira vez que a CMA descobriu que uma empresa quebrou as regras ao recusar-se conscientemente a reportar toda a informação requerida”, afirma a autoridade.
O regulador afirma que, apesar de repetidos avisos, o Facebook não o manteve atualizado em relação às suas atividades. Além da coima de 50 milhões de libras, a CMA vai também aplicar uma multa de 500 mil libras à empresa por ter mudado os seus Chief Compliance Officers (CCO) duas vezes sem procurar aprovação por parte da autoridade.
Em declarações à Reuters, Joel Bamford, diretor de fusões da CMA, afirma que a autoridade alertou o Facebook, indicando que a sua recusa em disponibilizar informação importante era uma violação às ordens da autoridade.
Porém, mesmo depois de ter perdido o apelo feito em dois tribunais, “a empresa continuou a desrespeitas as suas obrigações legais”. “[A multa] deve servir como um aviso a qualquer empresa que pensa que está acima da lei”, enfatiza o responsável.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
Blade of God X: Orisols inspira-se na mitologia nórdica num formato RPG com ambiente sombrio -
Site do dia
Cornuvotia: uma plataforma para escrever histórias com amigos ou desconhecidos -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários