Lançado há pouco mais de um mês no Faial o Cartão de Cidadão já foi requerido por 1100 faialenses. De acordo com informação divulgada no Portal do Cidadão os novos cartões estão a ser requisitados pelos cidadãos a um ritmo de 45 por dia.
De entre os cartões pedidos, cerca de 800 já terão sido entregues (ou estão pelo menos prontos para isso) dentro dos prazos legais previstos.
Destaca-se ainda o facto de cerca de metade dos cartões emitidos terem activos os certificados digitais que incluem, a pedido do cidadão, que desta forma fica habilitado a assinar digitalmente e a usar um conjunto de serviços online do Estado.
A partir de Abril o projecto-piloto do Cartão de Cidadão avança para as ilhas do Pico, Corvo e Flores. Em Julho, o documento de identificação chega ao continente. A primeira região a poder fornecer o documento é o Alto Alentejo.
O Cartão de Cidadão reforça os mecanismos de segurança do antigo Bilhete de Identidade, introduzindo dados biométricos do cidadão e outros mecanismos, juntando no mesmo documento Cartão de Contribuinte, Cartão de Saúde, Cartão da Segurança Social e a prazo Cartão de Eleitor.
Notícias Relacionadas:
2007-02-14 - Cartão de Cidadão estreia-se hoje no Faial e chega ao continente em Julho
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários