Lançado há pouco mais de um mês no Faial o Cartão de Cidadão já foi requerido por 1100 faialenses. De acordo com informação divulgada no Portal do Cidadão os novos cartões estão a ser requisitados pelos cidadãos a um ritmo de 45 por dia.



De entre os cartões pedidos, cerca de 800 já terão sido entregues (ou estão pelo menos prontos para isso) dentro dos prazos legais previstos.



Destaca-se ainda o facto de cerca de metade dos cartões emitidos terem activos os certificados digitais que incluem, a pedido do cidadão, que desta forma fica habilitado a assinar digitalmente e a usar um conjunto de serviços online do Estado.



A partir de Abril o projecto-piloto do Cartão de Cidadão avança para as ilhas do Pico, Corvo e Flores. Em Julho, o documento de identificação chega ao continente. A primeira região a poder fornecer o documento é o Alto Alentejo.



O Cartão de Cidadão reforça os mecanismos de segurança do antigo Bilhete de Identidade, introduzindo dados biométricos do cidadão e outros mecanismos, juntando no mesmo documento Cartão de Contribuinte, Cartão de Saúde, Cartão da Segurança Social e a prazo Cartão de Eleitor.



Notícias Relacionadas:

2007-02-14 - Cartão de Cidadão estreia-se hoje no Faial e chega ao continente em Julho