O investimento levantado por empresas de tecnologia na Europa deverá atingir os 51 mil milhões de dólares este ano, 48% menos que o valor alcançado em 2021 (106 mil milhões de dólares) e também menos que no ano passado (83 mil milhões de dólares), segundo as previsões da Atomico.

A consultora antecipou alguns dados da análise anual ao ecossistema europeu de tecnológicas e mostra que 2023, para as empresas do sector, está longe do frenesim de anos anteriores, no que se refere à capacidade de captar financiamento e, por consequência, de lançar e escalar projetos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

As contas da Atomico, espelhadas no State of the European Tech - First Look, mostram que o volume de IPOs e fusões ou aquisições na primeira metade do ano não chegou a metade do valor alcançado no ano passado.

Por países, o mais castigado com a redução dos volumes de investimento no sector foi até à data o Reino Unido, com uma redução de 57% no investimento angariado entre a primeira metade de 2022 e o mesmo período de 2023.

O Reino Unido continua, no entanto, a ser também o país que mais capta este tipo de investimentos, cerca de 7,4 mil milhões de dólares, significativamente mais que a França, a segunda geografia mais dinâmica neste domínio (4,6 mil milhões de dólares).

As startups em fase early-stage angariaram 8,2 mil milhões de dólares na primeira metade de 2023, comparativamente aos 10,3 mil milhões angariados no mesmo período de 2021.

Verifica-se ainda que as empresas de IA generativa garantiram 35% do investimento realizado na Europa em startups de inteligência artificial, quando na primeira metade do ano passado apenas captaram 5%.

Ainda assim, a área dos serviços financeiros foi aquela que conseguiu captar maior volume de financiamento, cerca de um quinto do total, mesmo em queda, já que na primeira metade de 2022 tinha conseguido captar 29% do financiamento disponibilizado por investidores.

Nestes primeiros seis meses do ano, a Europa viu nascer apenas dois unicórnios, destaca também o relatório, ambos na área da inteligência artificial: a DeepL e a Quantexa.

Os dados da Atomico mostram, no entanto, que a tendência de queda não é um exclusivo da Europa. Verifica-se o mesmo nos Estados Unidos e na China, onde o investimento em empresas de tecnologia, até à data, caiu para cerca de metade, em comparação com 2021. A maior queda verificou-se no volume de operações de financiamento em fases adiantadas de expansão das empresas.

Startups estão a crescer menos, mais devagar e com maior dificuldade de financiamento
Startups estão a crescer menos, mais devagar e com maior dificuldade de financiamento
Ver artigo

Em 2022, o ecossistema tecnológico europeu valeu 2,97 biliões de dólares, um pouco menos que os 3 biliões que valeu em 2021, ano recorde.  O número de novas startups criadas em 2022 na Europa caiu 19% e nos Estados Unidos 15%, apurou ainda a Atomico, lembrando no entanto que nos últimos cinco anos, a diferença no número de operações de financiamento abaixo dos 5 milhões de dólares nas duas regiões, caiu quase para metade.

Os dados agora apurados pela Atomico não são muito diferentes daqueles que se destacam numa análise apresentada já pela CBInsights, onde também se sublinhava que o número de IPOs no ecossistema de startups caiu quase para metade este ano, acompanhando a tendência de queda de outro tipo de operações de financiamento e dos montantes envolvidos.