Visando a normalização e divulgação das melhores práticas na gestão de serviços de tecnologias da informação, a organização sem fins lucrativos itSMF está desde o início do mês presente em Portugal, tendo sido formalmente apresentada esta terça-feira.



O itSMF é um fórum independente e internacional que visa o desenvolvimento de standards e qualificações de melhores práticas nos serviços de gestão de TI desde 1991, promovendo o acesso a uma rede de especialistas e eventos e publicando e disponibilizando documentação. A entidade surge igualmente como um mecanismo de divulgação da norma IT Infrastructure Library, um conjunto de guias com boas práticas em termos de gestão de Tecnologias da Informação.



Com mais de mil organizações associadas em todo o mundo, provenientes de diferentes sectores - banca, administração pública, retalho ou telecomunicações -, o itSMF em Portugal tem como empresas "fundadoras" a Computer Associates, Compuquali, Fujitsu, Fujitsu Siemens, HP, Mainroad, Microsoft, Novabase, SAP, Tempo Real e Unisys.



O itSMF Portugal pretende agora angariar mais associados "entre todas as organizações e profissionais relacionados com a prestação de serviços de TI", referiu Júlio Moreno, representante da HP no itSMF, em conferência de imprensa.



O itSMF introduz a possibilidade de realizar permutas profissionais entre os membros, o acesso a documentação actual e a uma série de eventos, o primeiro dos quais um seminário de kick-off, a realizar durante o próximo mês de Novembro.



Assumindo-se como um fórum independente para profissionais de gestão de serviços de TI, o itSMF Portugal pretende ganhar visibilidade no mercado nacional, apoiando os seus membros nas áreas de definição de processos de gestão, no desenvolvimento de melhores práticas dentre e entre as organizações, na adequação dos departamentos de TI às necessidades reais do negócio e na redução de custos na gestão de infra-estruturas de TI.



O itSMF Portugal também pretende promover o acesso a workshops e a fóruns onde participarão utilizadores, fornecedores e especialistas da indústria de gestão de serviços de TI. A organização prevê ainda a publicação de documentos e, para muito breve, a disponibilização de um espaço online, no seu site português, que servirá como principal ponto de contacto entre os associados.



Notícias Relacionadas:

2003-10-02 - Consórcio quer avaliar relação tecnologias/produtividade