O forumB2B.com - um portal criado pela EDP, Galp Energia e BCP que serve de intermediário às transacções online entre empresas - foi actualizado e, com a renovação, passou a oferecer mais funcionalidades, como aplicações e serviços relacionados com os processos de compras das empresas, que visam ajudá-las a controlar e reduzir custos derivados de transacções de produtos.



Através desta nova versão - a terceira - do forumB2B, as empresas clientes poderão criar um portal personalizado de Business-To-Business (B2B), com um endereço próprio - do tipo www.abc.forumb2b.com - e uma gama variada de soluções para diferentes níveis de investimento.



Entre as funcionalidades novas, contam-se a análise de compras, um directório de fornecedores, sistema de compras electrónicas, mercado digital, leilões de compra e venda, pedidos de proposta, implementação de um painel de controlo de compras e avaliação de desempenho dos fornecedores. Este portal empresarial oferece às empresas um período experimental gratuito de 30 dias.



Esta versão surgiu no seguimento de uma análise do mercado e das necessidades das empresas portuguesas e baseia-se no modelo contabílistico de custo total - a que corresponde a soma do custo de aquisição com o custo de encomenda e o custo de logística - o que, segundo o comunicado divulgado "permite a obtenção de poupanças nos processos de compras através da automatização dos processos empresariais, utilização de mecanismos de preços dinâmicos e da racionalização das relações com os fornecedores".



O objectivo do forumB2B, nesta nova fase, é constituir uma oferta completa e permitir um maior controlo e redução de custos, adaptar-se às necessidades de cada empresa, através de uma implementação rápida mas com riscos tecnológicos reduzidos.



Em paralelo com a nova oferta de serviços, o forumB2B também alterou a sua política de preços, passando cada nota de encomenda a ter um custo entre os 4,95 e os 8,95 euros. Outra novidade é o custo de iniciação e mensalidade, que irá variar consoante a dimensão da empresa e dos serviços pretendidos.



Notícias Relacionadas:

2001-10-31 - Galp Energia implementa Portal do Empregado

2001-05-15 - Galp Energia compra no forumB2B.com

2000-11-28 - ForumB2B.com demonstra sistema de leilões online

2000-11-22 - Primeiro leilão do ForumB2B.com em Dezembro