A France Telecom admitiu ontem estar a ponderar a compra dos activos móveis da espanhola Auna, concentrados na Amena. A realizar-se, o negócio tem como objectivo transformar a France Telecom num operador com uma oferta de serviços integrada. Recorde-se que o incumbente francês está já em Espanha, através da Wanadoo, onde explora uma operação de telefonia fixa e uma oferta DSL com quase meio milhão de utilizadores.
A Auna, que gere também uma operação de televisão por cabo em Espanha, está à venda e recebeu já propostas de três investidores que estarão interessados na totalidade dos activos, só no cabo e só no negócio móvel, adiantou a empresa sem referir nomes.
Um porta-voz da France Telecom confirmou à Reuters que o presidente do operador francês pediu à administração que estudasse a possibilidade de aquisição dos activos móveis da Auna, em linha com os objectivos de estratégicos de operador integrado que o grupo vem defendendo.
Esta estratégia materializa-se no programa NexT que até agora se vem desenvolvendo sobretudo no mercado doméstico e que prevê a integração das operações fixa e móvel até 2008, criando uma oferta que diferencia a France Telecom dos seus concorrentes. O operador francês deu já os primeiros passos para avançar com esta estratégia também no mercado britânico e a oportunidade em Espanha parece estar a ser analisada na mesma perspectiva.
A Amena é o terceiro operador móvel espanhol e acumulava no final do ano passado um total de 9,3 milhões de utilizadores, estimando-se que o seu valor de mercado ronde actualmente os 9 mil milhões de euros.
Notícias Relacionadas:
2005-06-14 - France Télécom reforça posição na Sonaecom e realinha parceria estratégica
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários