A Sonaecom anunciou ainda no final da semana passada que a France Télécom vai reforçar a sua participação na holding de telecomunicações do Grupo Sonae entregando as acções que detinha do capital social da Optimus, Novis e Clix e subscrevendo um aumento de capital específico. A operadora francesa passa assim a deter 23,7 por cento da holding nacional e realinha a parceria estratégica para a área de telecomunicações fixa e móvel.

A ligação entre as duas empresas de telecomunicações remonta a 1998, mas é agora reforçada por um acordo de parceria estratégica que tem uma duração prevista de três anos e deverá permitir à Sonaecom integrar alguns programas do grupo France Télécom e beneficiar de desenvolvimentos e inovação produzidos pela empresa francesa. Ao mesmo tempo a France Télécom poderá valorizar as plataformas de serviços internacionais.

Segundo um comunicado, a Sonaecom e a France Telecom vão desenvolver a sua cooperação nas infra-estruturas domésticas e no tráfego internacional que poderá estender-se a outros domínios na área fixa, móvel e Internet, assim como em serviços convergentes.

A France Télécom detinha participações minoritárias nas várias empresas que constituem a Sonaecom. Na Novis e Clix a participação elevava-se a 43,33 por cento, enquanto na Optimus as acções da France Télécom elevavam-se a 20,18 por cento do capital social da operadora móvel do Grupo Sonae. Em troca da cedência destas participações a France Télécom passará a deter 23,7 por cento da Sonaecom, tornando-se o segundo maior accionista da holding.

Na área móvel a maior ligação entre a France Télécom e a Sonaecom permitiu o estreitamento da parceria entre a Orange e a Optimus, que permitirá à operadora nacional usufruir das condições negociadas pela Orange com toda a sua carteira de fornecedores de terminais, garantindo condições mais competitivas ao nível de custo de aquisição.

A terceira operadora móvel portuguesa vai também integrar o portfólio de serviços multimédia desenvolvidos e/ou comercializados internacionalmente pela Orange e garantir tarifas de roaming mais vantajosas para os 24 países onde a Orange está presente.

Notícias Relacionadas:
2005-06-08 - Sonaecom entrega queixas em Bruxelas contra Estado português e monopólio da PT
2005-05-11 - Novis relança marca e avança com 16 Mb para o mercado empresarial