A Fujitsu vai avançar com um processo de reestruturação que deverá implicar o despedimento de cinco mil colaboradores. Ainda não há informação sobre as implicações da medida na operação portuguesa.

Na mesma reestruturação integra-se a fusão do negócio de chips de LSI (design large-scale integration) com a Panasonic. Numa nota de imprensa, a Fujitsu aponta que só a fusão deverá implicar o despedimento de 2.000 trabalhadores. Para além disso, cerca de 4.500 trabalhadores deverão ser transferidos para a nova empresa, a criar pelas duas fabricantes.



Na Europa a Fujitsu Technology Solutions - que a par com a divisão de semicondutores serão os principais alvos do processo de reestruturação - conta atualmente com 13 mil colaboradores, espalhados por vários pontos do globo. A empresa nasceu de um negócio com a Siemens e mantém a sede em Munique, na Alemanha.





Um comunicado entretanto divulgado pela FTS admite que a empresa está a "balancear a atividade para um modelo de negócio baseado em serviços e soluções, tendo por base os seus produtos fortes e o vasto portfolio tecnológico".



O mesmo documento também garante que a fábrica europeia da Fujitsu será para manter: "a proximidade da fábrica da Fujitsu Technology Solutions de Augsburg (Alemanha) com os clientes europeus é vista como uma considerável vantagem competitiva".



Os resultados do terceiro trimestre, divulgados hoje, revelam perdas de 908 milhões de dólares e vendas de 12 mil milhões de dólares para a fabricante japonesa. As vendas caíram apenas 2,9% face ao mesmo trimestre do ano passado, os lucros desceram a pique para incorporar já os custos da reestruturação, que continuarão a refletir-se nos trimestres seguintes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Cristina A. Ferreira