A Fujitsu Services Portugal quer aumentar o peso do outsourcing no total de negócios do grupo, para 75 por cento do volume de receitas, nos próximos cinco anos. Actualmente a empresa está apenas envolvida em projectos de outsourcing parcial - que representam 25 por cento das receitas totais da empresa em Portugal - esperando ao longo dos próximos exercícios aumentar a sua carteira de clientes e o âmbito dos trabalhos realizados.



A partir de hoje a Fujitsu Services, em toda a Europa, passa a integrar as áreas de serviços, consulting e technology solutions. Em Portugal a junção das três áreas significa apenas a fusão entre a Fujitsu Services e a FTSI, antiga Amdahl, uma vez que o negócio de consultoria da Fujitsu em Portugal estava representado pela DMR que recentemente adquiriu a totalidade do capital à casa mãe e tornou o negócio autónomo.



A nova Fujitsu Services Portugal conta tirar partido das sinergias possíveis com a IDC, concentrando especial atenção nas competências de que passa a dispor com a junção das duas empresas, sobretudo na área de datacenters de grande dimensão, etc.



Ao contrário do que aconteceu nos restantes países da Europa, não abrangidos pela DMR Espanha, Portugal deixa de contar com uma oferta directa da Fujitsu para a área de consultoria. Paulo Igrejas COO da empresa diz que está fora de questão montar uma nova empresa do grupo para esse efeito, mas não exclui a hipótese da Fujitsu Services, a prazo, vir a desenvolver competências nesta área.



A fusão entre as duas empresas representa um acréscimo de 8 colaboradores aos 180 funcionários da Fujitsu Services. Para já, a empresa não avança previsões quanto ao impacto da fusão nos resultados. Paulo Igrejas diz apenas que no ano fiscal de 2004, terminado ontem, a antiga estrutura da Fujitsu Services deverá ter alcançado receitas de 30 milhões de euros, num crescimento entre os 10 e 15 por cento face ao ano anterior. Para o próximo exercício o responsável espera receitas na ordem dos 32 milhões de euros e lucros de 1,1 milhões de euros, excluindo o impacto da junção à nova empresa.



A Fujitsu mantém em Portugal outros negócios na área das telecomunicações e dos computadores, através da parceria com a Siemens não abrangidos pela reestruturação.



Notícias Relacionadas:

2004-02-10 - DMR Consulting detalha estratégia após saída da Fujitsu


2001-06-22 - Fujitsu põe termo às marcas ICL e DMR Consulting

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.