Vasco Pedro, um dos cofundadores da Unbabel, e líder da tecnológica de origem portuguesa até à sua venda recentemente, anunciou um novo projeto. O empreendedor co-lançou e dirigiu a Stealth AI Startup. O anúncio foi feito pelo próprio, no perfil da rede social LinkedIN, onde se mostra entusiasmado com o novo desafio, pouco mais de um mês depois do anúncio da venda da Unbabel à TransPerfect, descrita na altura como “o maior fornecedor mundial de soluções linguísticas e de IA para negócios globais”.

“Após 13 anos na Unbabel, estou a abraçar um novo desafio. Estou muito feliz em compartilhar que comecei uma nova função como fundador e CEO da Stealth AI Startup”, refere a publicação.

Vasco Pedro sublinha que “o potencial da inteligência artificial é imenso, prestes a revolucionar indústrias em escala global. Junte-se a mim para moldar o futuro! Fique à vontade para entrar em contacto se estiver curioso para saber mais”, acrescenta a mesma nota.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Para já, não são conhecidos grandes detalhes do projeto, mas a Stealth AI Startup também já tem uma página no LinkedIN, onde se apresenta como uma “startup discreta (stealth), focada em revolucionar o panorama da Inteligência Artificial Geral”. AGI é o termo que descreve o momento em que a IA e a inteligência humana conseguirão realizar as mesmas tarefas com a mesma competência.

Diz-se na mesma seção que a empresa é fundada por “uma equipa de visionários, investigadores e engenheiros empenhados em expandir os limites da IA para criar soluções que transformarão indústrias e melhorarão vidas”.

Assume-se que, por trás do projeto, está uma “equipa fundadora forte”, apoiada por investidores de renome”, que vai trabalhar para “criar o futuro e romper com o status quo usando tecnologia e inovação”. Áreas de especialização destacadas: inteligência artificial, machine learning, IA generativa, agentes de IA autónomos.

Portuguesa Unbabel comprada por empresa norte-americana
Portuguesa Unbabel comprada por empresa norte-americana
Ver artigo

A sede da Stealth AI Startup é em São Francisco nos Estados Unidos, que foi também a grande aposta da Unbabel, quando avançou para mercados internacionais. A empresa está neste momento descrita na rede social como tendo entre 11 e 50 empregados.

Há outros perfis criados no LinkedIN com o mesmo logo e nome idêntico, como o perfil da Stealth Startup, que se apresenta como uma rede para empreendedores a desenvolver projetos em “stealth mode”. Ambas as contas têm vindo a publicar ofertas de empregos nos últimos meses, na maioria para os Estados Unidos.

O termo “stealth mode” é hoje amplamente usado para descrever projetos que desenvolvem tecnologias, produtos ou serviços de forma discreta/secreta e sem dar grandes detalhes ao mercado, para manter uma vantagem competitiva e preservar o efeito surpresa.

Vasco Pedro lidera agora este nova stealth startup, depois de ter assumido logo após a venda da Unbabel que tinha intenção de criar novos projetos. “Concluindo o meu envolvimento nesta aquisição, neste projeto, sem dúvida vou começar outra empresa. Eu sou um builder at heart”, indicava em entrevista ao Eco. “Não tenho planos neste momento de ser um VC (investidor de capital). O mundo, aliás, está numa fase incrível, com imensas oportunidades”, acrescentou, sublinhando que depois da operação estar concluída esse seria o seu maior entusiasmo opara recomeçar.