Virgílio Bento e Márcio Colunas, em conjunto com a equipa fundadora do unicórnio português SWORD Health avançaram com a criação da sociedade de investimento EX Capital para dar acesso a capital e conhecimento a fundadores de startups tecnológicas com menor representatividade no ecossistema. A ideia é investir em startups tecnológicas promissoras à escala global, exclusivamente para apoiar fundadores com menor representatividade e dar acesso a investimento.

Todos os fundos da sociedade são contributos pessoais e individuais de cada um dos partners e a EX Capital vai ter 5 milhões de dólares para investir nos próximos 5 anos.

“Muitos dos empreendedores mais dedicados e inovadores do mundo têm origens sem representatividade, mas continuam a receber uma parcela menor do capital de risco global.”  afirma Virgílio Bento, cofundador da EX Capital, "Com a nossa sociedade de investimento, queremos equilibrar essa desigualdade ao apoiar em particular empresas fundadas por empreendedores com menor representatividade, ajudando a elevar as suas ideias e estabelecer um ecossistema mais forte e mais diversificado”.

Startup SWORD Health avaliada em 2 mil milhões de dólares. É "o mais rápido unicórnio" português
Startup SWORD Health avaliada em 2 mil milhões de dólares. É "o mais rápido unicórnio" português
Ver artigo

Segundo os dados partilhados, globalmente, o financiamento através de capital de risco ultrapassou os 600 mil milhões em 2021, um aumento de quase 100% em relação a 2020. Apesar deste crescimento, a fatia destes investimentos dedicada a grupos sub-representados continua a ficar para trás. A empresa cita os dados para indicar que, nos Estados Unidos, os fundadores afro-americanos e latinos levantaram apenas 2,4% do capital de risco total, e mais de 80% do financiamento de capital de risco é alocado a homens brancos.

"Embora o valor total investido em startups fundadas por afro-americanos tenha tido um aumento de 281% em 2021, o número de startups que receberam financiamento diminuiu", refere o comunicado.. Em 2021, as mulheres empreendedoras receberam menos financiamento do que nos anos anteriores. e as mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021.

Europa está a produzir unicórnios mais depressa e estão a escalar mais rápido
Europa está a produzir unicórnios mais depressa e estão a escalar mais rápido
Ver artigo

Para além de acesso ao capital a EX Capital quer dar também acesso ao conhecimento da equipa de fundadores da SWORD Health, dirigindo-se especialmente a empresas e empreendedores fundadores com menor representatividade no ecossistema, minorias étnicas, raciais, sociais e de género.

"O objetivo é maximizar o potencial e as probabilidades de sucesso de startups tecnológicas globalmente promissoras, independentemente do seu local de fundação, género, raça ou etnia dos seus fundadores", explica a empresa.