O serviço de gestão e partilha de listas de sites favoritos Delicious, propriedade da Yahoo, será comprado pelos fundadores do YouTube, Chad Hurleu e Steve Chen, anunciaram hoje as partes envolvidas no negócio.

A confirmação oficial vem pôr fim aos rumores que tiveram início em Janeiro, depois de a Yahoo ter anunciado que podia encerrar alguns serviços. A companhia esclareceu de seguida que o objectivo para o Delicious passava antes por vender a empresa, mas encontrar o parceiro ideal não terá sido fácil.

As novidades chegaram esta semana, com o anúncio de aquisição pelos criadores do popular serviço de partilha de vídeos, através de uma nova empresa, a AVOS, explica a Yahoo, num comunicado.

Os novos donos planeiam manter o serviço a funcionar nos moldes a que os utilizadores se habituaram e "tornar ainda mais fácil e divertido guardar, partilhar e descobrir os conteúdos mais saborosos da Web", acrescentou a empresa.

Durante um "período de transição", os utilizadores poderão usar as suas contas actuais e criar uma nova, para a qual serão transferidas as suas listas de Favoritos, no fim desse período.

A mudança de "mãos" na gestão do serviço está agendada para "aproximadamente" Julho de 2011, altura em que os dados dos utilizadores serão transferidos do Yahoo para os novos proprietários. Até lá, o serviço vai perguntar aos clientes se desejam fazer essa migração e se autorizam a transferência das informações.