As inscrições para o Future Match 2014 terminam a 23 de fevereiro e para as pequenas e médias empresas que procuram parceiros internacionais de negócio este é um investimento que vale a pena. Integrado na CeBit, o evento de business to business permite estabelecer novas parcerias de negócio ou distribuição e conhecer no local muitas soluções tecnológicas.

As inscrições estão abertas desde o início do mês de dezembro, mas só agora é que a Agência da Inovação está a promover a iniciativa. Até ao final do mês as expectativas são de que o número de participantes portugueses ronde as 10 ou 15 empresas, "mesmo com todas as dificuldades da crise", avalia Bibiana Dantas, da organização.

Em edições anteriores já participaram mais tecnológicas nacionais, como foi o caso de 2012 em que 23 entidades portuguesas foram ao Future Match. Os resultados esses são positivos: em conversa com o TeK Bibiana Dantas relembrou uma participação da Quidgest em que a empresa teve mais de 30 reuniões num só dia.

Em 2013 foram 370 as empresas de 33 países que participaram no Future Match e os resultados foram positivos: 85% ficaram satisfeitos com o resultado dos encontros conseguidos, enquanto a taxa de satisfação relativa ao evento em si era de 90%.

O preço dos bilhetes é de 110 euros, sem IVA, mas garante tanto acesso às reuniões de networking, como à CeBit, para duas pessoas. A Agência da Inovação vai prestar apoio às empresas que marcarem presença no Future Match, mesmo depois do evento ter terminado.

Atualmente só uma empresa portuguesa aparece na comunidade de encontros da Future Match: chama-se Globalsoft BSC, é especializada em software de gestão para a área da saúde e dos municípios, tem mais de 20 anos de mercado e está sediada em Braga.

Para as empresas interessadas Bibiana Dantas deixou algumas dicas a ter em conta para que possam ser "espremidos" os melhores resultados da participação:

  • quanto mais cedo as inscrições forem feitas, mais probabilidade existe de conseguirem encontrar parceiros interessados
  • o perfil de apresentação da empresa deve ser cuidado e direcionado para o segmento alvo específico da oferta; usar termos precisos na descrição também é uma mais valia
  • consultar regularmente a lista de participantes para ficarem atentos a outros parceiros de participantes, isto é, mostrar pro-atividade no estabelecimento de networking

Até agora estão confirmadas na CeBit, o evento maior, outras sete empresas portuguesas através da Deutsche Messe Portugal.

A feira tecnológica alemã está apostada em renovar a imagem com o evento de 2014, prometendo dedicação 100% ao segmento empresarial, um ambiente mais jovem através de uma maior participação de startups e debates interessantes com participações do cofundador da Apple Steve Wozniak ou com o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.