A Gartner baixou as suas previsões relativamente ao investimento em Tecnologias da Informação e Comunicação para este ano. O atual clima económico e a crise na zona euro são algumas das razões apontadas para o desaceleramento.

De acordo com a consultora, o investimento mundial em TIC deverá crescer 3,7%, no lugar dos 4,6% avançados anteriormente.

Prevê-se agora que as empresas e os Governos de todo o mundo gastem um total de 3,8 biliões de dólares em novas tecnologias ao longo deste ano, valor cerca de 100.000 milhões de dólares abaixo das estimativas avançadas durante o terceiro trimestre de 2011.

Na análise por categorias, a Gartner refere que o maior crescimento se vai verificar nas telecomunicações, mais precisamente em equipamentos, com uma subida de 6,9% - a previsão inicial apontava para um crescimento de 8,1%. O software empresarial irá crescer 6,4%.

De acordo com as previsões agora apresentadas, o sector mais afetado será o hardware, que passa de uma expetativa de crescimento de 8,6% para 5,1%.

Para a revisão em baixa terão contribuído o atual clima económico a nível global e a crise europeia, assim como as inundações na Tailândia.

"O crescimento vacilante da economia mundial, a crise na zona euro e o impacto das enchentes na Tailândia sobre a produção de discos rígidos têm todos a sua quota parte na revisão do cenário de investimento", referem os responsáveis da Gartner, no comunicado onde dão a conhecer as novas previsões.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé